Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Assistência Social
Início do conteúdo

FPE promove Círculo de Acolhimento

Objetivo foi trabalhar Práticas Restaurativas na instituição

Publicação:

1301 Círculo
Círculo
Por Cristine Luiza Schmidt - Jornalista MTB 16704

A Fundação de Proteção Especial (FPE) do RS, através do Núcleo de Qualificação Profissional (NQP), realizou na última semana um Círculo de Acolhimento, ministrado através da Plataforma Virtual Microsoft TEAMS. Na ocasião, foram fonvidadas as facilitadoras da 1ª e Turma de Práticas Restaurativas da FPE e a Diretora Técnica Fabiana Oliveira.


A facilitadora Judicial de Círculos de Construção de Paz e facilitadora de Práticas Restaurativas da Fundação, Elisandra Moreira, explicou que o Círculo teve como objetivo acolher as facilitadoras oportunizando um espaço de diálogo e escuta, bem como o planejamento das metas de 2021 para a retomada do Grupo de Estudos e Trabalho.

A música “SOMOS UM SÓ”, da cantora Bruna Ene abriu o encontro, enaltecendo a importância das parcerias e apoio para atuar como facilitadoras na instituição. Já o encerramento contou com uma reflexão sobre a Fábula do Colibri na Floresta em Chamas.

Sobre a formação do Grupo de Estudos e Trabalho

O Grupo de Estudos e Trabalho realizará encontros mensais, nas quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, na Plataforma Virtual. A proposta será aprofundar a teoria e a prática dos Círculos de Construção de Paz e da Comunicação Não Violenta, possibilitando embasamento para a realização das Práticas Restaurativas nos Núcleos de Abrigos Residenciais, Institucional e também na Sede Administrativa da FPE, atuando na prevenção de conflitos no acolhimento institucional.

O Grupo será aberto aos profissionais da instituição que tenham interesse na temática, porém as vagas são limitadas. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário que será disponibilizado mensalmente pelo Núcleo de Qualificação Profissional.

E, também informamos que será realizado em fevereiro outro Círculo de Acolhimento para os facilitadores da 3ª Turma de Práticas Restaurativas que estão concluindo a formação neste ano”, concluiu a facilitadora Elisandra Moreira.

Fundação de Proteção Especial