Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Desenvolvimento Social
Início do conteúdo

FPE e UFRGS desenvolvem “Projeto Horta Acolhedora, Integração Criança Adolescente e Natureza” no NAR Belém Novo

Publicação:

WhatsApp Image 2025 05 09 at 14 09 45
09143328-whatsapp-image-2025-05-09-at-14-09-45.jpeg

A Fundação de Proteção Especial (FPE) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) firmaram uma parceria para o desenvolvimento do projeto pioneiro “Horta Acolhedora, Integração Criança Adolescente e Natureza”. A iniciativa está sendo executada através da Faculdade de Agronomia Universidade em conjunto ao Núcleo de Abrigos Residenciais (NAR) Belém Novo.

Segundo a Dra. Amanda Posselt Martins, professora de Fertilidade do Solo do Departamento de Solos e vice-diretora da Faculdade de Agronomia da UFRGS, a ideia é de propiciar educação ambiental e a interação das crianças, adolescentes e funcionários com a natureza, além de contribuir com a conscientização sobre a importância de uma alimentação equilibrada.

Nesta quinta-feira, 03/04, houve a primeira visita de inspeção da turma de Fertilidade do Solo ao NAR Belém Novo. Os estudantes foram recebidos pela diretora Cristiane Soares, que enalteceu a importância do projeto. “O desenvolvimento da horta possibilitará um melhor aproveitamento do aprendizado no que se refere ao cultivo, colheita e consumo das hortaliças. A interação com o meio ambiente no contato direto com a terra e a natureza certamente trará benefícios, como maior tranquilidade e integração social”, destacou a gestora.

A ação consiste em basicamente duas visitas da turma de Fertilidade do Solo, sendo esta primeira para uma conversa com a comunidade local para entender o objetivo da horta e, posteriormente, uma atividade de amostragem do solo para fins de análise de sua fertilidade (acidez e disponibilidade de nutrientes às plantas). O solo será levado trazido para a Universidade e analisado.

Na segunda visita será apresentado o diagnóstico da fertilidade do solo com ação pontual de auxílio na implementação dos manejos necessários para a adequada condução da horta. Através da participação na construção da horta e oficinas educacionais durante o projeto, os acolhidos desenvolverão hábitos alimentares mais saudáveis, respeito e preservação do meio ambiente, noções de sustentabilidade, lazer e interação.

Fundação de Proteção Especial