Parceria com a Brigada Militar propiciará Equoterapia para população atendida na FPE

Reunião com Comando da Brigada Militar ocorreu na última sexta-feira, 18

09dd7711 99d9 4116 8a5d b05f92d0e303
Equoterapia

A Direção da Fundação de Proteção Especial (FPE), que integra a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), participou de reunião na última sexta-feira, 18, com o Comando do 4º Regimento de Policia Montado (RPMon). O encontro, articulado pela Secretaria com o Tenente Coronel José Carlos Pacheco Ferreira e o Tenente Elton Guimarães Fanfa, da Brigada Militar, tratou sobre a parceria das entidades para viabilização de atendimentos de Equoterapia para a população acolhida pela Fundação.

Segundo a Diretora Técnica, Fabiana Oliveira, será construído um termo de cooperação entre as instituições para a realização das atividades, que devem ser semanais. “Ficamos muito felizes com esta parceria, pois sabemos dos benefícios agregados à Equoterapia. Agradecemos à Brigada Militar pelo apoio e disponibilidade em nos atender”, agradeceu a Diretora.

Na oportunidade, a equipe da FPE também conheceu a estrutura do 4° RPMon, situado na Rua Cel Aparício Borges, local em que devem ser realizados os atendimentos. Participaram da reunião a Coordenadora de Apoio Estratégico, Letícia Carvalho, e o Coordenador de Acompanhamento e Supervisão, Edimar Barbosa.

Sobre a Equoterapia

A Equoterapia consiste numa modalidade terapêutica utilizando passeios e interações com cavalos. Sabe-se que participar de atividades físicas em um ambiente verde e natural pode ser uma ótima maneira de melhorar a saúde mental e bem-estar. Além de ajudar a combater a depressão, a interação com animais e espaços naturais proporciona outros benefícios, como redução da pressão arterial, diminuição dos níveis de cortisol, que é o hormônio do estresse, e ajuda a distrair a mente de preocupações.

Durante a Equoterapia, os corpos liberam hormônios chamados endorfinas, que são responsáveis pelo bem-estar, enquanto reduzem os níveis do cortisol, o ‘hormônio do estresse’, que tem sido associado à depressão e ansiedade, entre outros problemas de saúde mental. Passar tempo com os animais também pode ajudar a se sentir mais relaxado, apenas acariciando-os, alimentando-os ou fazendo atividades juntos.